Publicações Seriadas

Criado em 1922, o acervo de publicações seriadas da Biblioteca Nacional – também conhecido como periódicos – tem como finalidade a curadoria, tratamento e preservação de jornais, revistas, anuários e todos os veículos com circulação regular – diária, semanal, quinzenal, mensal ou outras – confiados à instituição por força da Lei de Depósito Legal.

Em virtude das obras do projeto “Hemeroteca Brasileira” a Fundação Biblioteca Nacional comunica que o acervo físico de periódicos, teses e dissertações que se encontra armazenado no prédio anexo ficará indisponível para consulta a partir do dia 02 de janeiro de 2015.

As obras serão realizadas no 2º, 3º e 4º pavimentos do Prédio Anexo e terão a finalidade de  preparar os espaços dos pavimentos para proporcionar condições ambientais modelares à guarda e conservação do acervo.

O acervo de Publicações Seriadas (Periódicos) foi criado em 1922 e tem como finalidade a curadoria, o tratamento e a preservação de jornais, revistas, anuários e demais veículos com circulação regular – diária, semanal, quinzenal, mensal ou outras – confiados à Biblioteca Nacional por força da Lei de Depósito Legal. A coleção também é ampliada através de permutas e doações.

O acervo reúne importantes coleções históricas, como a extinta Gazeta do Rio de Janeiro (1808) – primeiro jornal impresso no Brasil, cujo lançamento marca o surgimento da imprensa no Brasil –, o Diário de Pernambuco (1825) – considerado o jornal mais antigo da América Latina ainda em circulação – e o acervo dos Diários Associados – organização jornalística fundada por Assis Chateaubriand –, além de títulos diversos de variedades, entretenimento e de caráter acadêmico.

Entre as curiosidades, destacam-se o Vossa Senhoria, registrado pelo Guinness World Records como o menor jornal do mundo, o Correio Braziliense, o primeiro jornal brasileiro, publicado em Londres de 1808 a 1822 por Hipólito José da Costa, e que permanece como importante fonte para estudos históricos, políticos, sociais econômicos e literários, O Malho (1902), a primeira revista brasileira a usar cor em suas páginas e o Tico-Tico (1905), a primeira revista de histórias em quadrinhos nacional.

As publicações podem ser consultadas na Hemeroteca Digital Brasileira, disponível via internet sem qualquer restrição de acesso, ou na própria Biblioteca Nacional, seja pelo acesso à HDB por meio dos computadores disponíveis na Sala da Coordenadoria, através de leitoras de microfilme e de impressos.

Perguntas frequentes

Como posso realizar pesquisas em diários oficiais?

Veja as referências a seguir para pesquisas nos diários oficiais:

Diário da Justiça da União - DJU

Tribunal Regional Federal - Rua do Acre, 80 – 22º Andar – Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Telefones: (21) 2276-8125 ou 2276-8379

Diário Oficial da União - Executivo - DOU

Ministério da Fazenda – Av. Presidente Antônio Carlos, 375 – 12º Andar – Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Telefones: (21) 3805-4275, 3008-4276, 3805-4277 ou 3805-4279
Disponível na Internet de 1892 em diante (com falhas) em www.jusbrasil.com.br/diarios (é necessário realizar cadastro gratuito).

Estado do Rio de Janeiro - DORJ

Assembléia Legislativa do Estado – ALERJ – Rua Dom Manuel, s/n – Praça XV, Rio de Janeiro (RJ)
Telefones: (21) 2588-1418 ou 2588-1419

Estado de São Paulo

Imprensa Oficial do Estado de São Paulo – Rua da Mooca, 1921 – São Paulo (SP)
Telefone: 0800 01234 01 (atendimento de 2ª a 6ª das 8h às 20h)
Disponível na Internet de 1891 em diante em www.imprensaoficial.com.br

Diário Oficial do Mato Grosso do Sul

Imprensa Oficial de Mato Grosso do Sul
Disponível na Internet de 1979 em diante em http://ww1.imprensaoficial.ms.gov.br/search/

Outros Estados

Consultar sítios eletrônicos de imprensas oficiais locais ou www.jusbrasil.com.br/diarios (necessário cadastro gratuito). Os períodos digitalizados nesse sítio variam de acordo com o diário pesquisado.

Coleção de leis do Brasil: Império e República (de 1808 aos dias atuais)

Câmara dos Deputados 
http://www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/legislacao/Pesquisa/Avancada

Municípios brasileiros

O sítio IMAP - Instituto Municipal de Administração Pública, disponível em http://www.portalimap.org.br/, oferece recurso de busca em diários oficiais de diversos municípios brasileiros, incluindo as prefeituras e respectivas câmaras.

Diários da justiça dos estados

Para consulta aos diários da justiça dos estados, é necessário procurar os respectivos tribunais de justiça.