Casa da Leitura inicia o Projeto Diálogos em 2019 dedicado a temas universais da Filosofia

Filosofia
Projeto Literatura Aberta
Data: 
26/03/2019 a 25/06/2019
Período e horários: 
16h às 18h
Na última terça-feira, 26 de março, às 15h30, a Casa da Leitura deu o pontapé inicial ao ciclo de palestras ’Diálogos sobre Filosofia, atividade que integra o ’Projeto Literatura Aberta’ em 2019. Esta primeira edição especial de abertura cobriu o tema ’Amor’ e contou com a participação dos três palestrantes escalados para o evento ao longo dos próximos meses: Alexandre Marques Cabral, Iracema Macedo e Joseane Vasques.

cobertura-5077-casa-leitura-inicia-projeto-dialogos-2019.jpg

26 de março de 2019 - Da esquerda para a direita, Marcia Poppe, Alexandre Marques Cabral, Iracema Macedo e Joseane Vasques.
26 de março de 2019 - Da esquerda para a direita, Marcia Poppe, Alexandre Marques Cabral, Iracema Macedo e Joseane Vasques.

Márcia Poppe, organizadora do evento, abriu o encontro falando sobre o relançamento do Projeto Diálogos este ano e, mais especificamente, sobre a formatação de um evento dedicado à Filosofia: "cada encontro vai esmiuçar um tema de caráter universal, contextualizado a partir de uma obra importante para a Civilização Ocidental", esclarece Márcia. Para ela, os temas abordados também permitem estabelecer paralelos com o Brasil atual e suas realidades, aproximando o público e atraindo seu interesse para a discussão de temas universais.

De acordo com Iracema Macedo, “queremos levar a Filosofia para um público mais amplo. Geralmente, os acadêmicos falam muito para os próprios pares e colegas. O Projeto Diálogos na Casa da Leitura permite extrapolar esses limites e levar a discussão de temas universais para novos ouvintes e participantes”.

Os debates abertos incluem temas universais como Amor, Morte, Sofrimento, Glória, Paixão, Suicídio, Luminosidade e Felicidade, com base em obras literárias mundialmente reconhecidas: Ilíada e Odisseia, de Homero (séc. VIII-VII a.C.); Antígona, de Sófocles (497-406 a.C.); O Banquete e Fedon, Apologia de SócratesA República, de Platão (428-347 a.C.); Assim Falou Zaratustra, de Friedrich Nietzsche (1844-1900); O Mal-estar na Civilização, Escritos sobre a Guerra e a Morte, de Sigmund Freud (1856-1939); e O Mito de Sísifo, de Albert Camus (1913-1960).

Quando

Os encontros são mensais, às terças-feiras, das 16h às 18h.

Público Alvo

Todos aqueles que se interessam por Filosofia, Mitologia, Literatura, Psicanálise, Arte, História, Educação e Cultura.

Palestrantes

  • Alexandre Marques Cabral é professor adjunto do departamento de Filosofia da UERJ e do Colégio Pedro II. Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Bennett, possui mestrado na UFRJ e doutorado na UERJ, ambos em Filosofia, além de doutorado em Teologia na PUC-RJ. Alexandre é autor de 11 livros, entre eles: Heidegger e a destruição da ética (2009), A redenção de Deus: sobre o Diabo e a Inocência (2012), Niilismo e Hierofania (2014), Morte e ressurreição dos Deuses (2016) e Fenomenologia da experiência mística (2016), além de artigos em revistas especializadas.
  • Iracema Macedo é professora de Filosofia do Instituto Federal Fluminense. Atuou como professora de Filosofia na UFMG, em Belo Horizonte. Doutorou-se em Filosofia pela Unicamp. É autora do livro Nietzsche, Wagner e a época trágica dos gregos (2006) pela editora Annablumme. Atua na área literária com livros de poemas publicados, entre eles: Lance de dardos (2000), Invenção de Eurídice (2004), Cidade submersa (2015) e Canção da mulher que virou barco (2018).
  • Joseane Vasques é professora efetiva no Colégio Pedro II. É doutora em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017) com a tese: A corporificação do pensamento em Friedrich Nietzsche. Possui mestrado em Filosofia pela UERJ (2010), além de ser licenciada em Filosofia pela mesma universidade. Atua como docente desde 2005, tendo trabalhado no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET, na Rede Estadual do Rio de Janeiro e em instituições particulares. Especialidade: Filosofia Moderna e Contemporânea.

Produção

Marcia Poppe é cineasta, autora do documentário Ser Feminino (seleção oficial no Festival de Málaga Afirmando Los Derechos de La Mujer, em 2018), e a animação Resistir (seleção oficial nos Festivais Animasivo no México, Flavia, Cartón e Imagenesociales na Argentina, Cinetoro na Colombia e Curta Cinema no Brasil, em 2015). Marcia é realizadora audiovisual na produtora Corpo Cine e produtora no projeto Diálogos Sobre Filosofia.

Agenda

Módulo I

Dia Tema Palestrante
26/03 Amor (O Banquete, Platão) Alexandre Cabral, Iracema Macedo, Joseane Vasques
30/04 Glória (Ilíada e Odisseia, Homero) Iracema Macedo
28/05 Morte (Escritos sobre a Guerra e a Morte, Sigmund Freud, Antígona, Sófocles, Apologia de Sócrates, Platão) Alexandre Cabral
25/06 Sofrimento (Assim falou Zaratustra - Nietzche) Joseane Vasques

Módulo II

Dia Tema Palestrante
27/08 Felicidade (Mal Estar na Civilização - Sigmund Freud, A República - Platão) Iracema Macedo
24/09 Suicídio (Mito de Sísifo - Albert Camus, Fedon - Platão) Alexandre Cabral
29/10 Luminosidade (Assim falou Zaratustra, Nietzche) Joseane Vasques
26/11 Paixão (Assim falou Zaratustra, Nietzche) Alexandre Cabral, Iracema Macedo, Joseane Vasques

Referências literárias

  • O Banquete, Platão
  • Fedon, Platão
  • Apologia de Sócrates, Platão
  • A República, Platão [em inglês]
  • Antígona, Sófocles
  • Ilíada, Homero
  • Odisséia, Homero
  • O Mito de Sísifo, Albert Camus
  • O Mal-estar na Civilização, Sigmund Freud
  • Escritos sobre a Guerra e a Morte, Sigmund Freud
  • Assim Falou Zaratustra, Friedrich Nietzsche
Informações complementares: 
O acesso aos encontros é gratuito, limitado à capacidade do auditório da Casa da Leitura (80 lugares).