Dante - Poeta de toda a vida

Data: 
21/10/2015 a 29/04/2016
Período e horários: 
segunda a sexta, de 10h às 18h
A exposição é composta de cinco ciclos que reúnem o acervo literário de Dante, bem como de escritores e críticos que o homenagearam, e o acervo iconográfico, com ilustrações, retratos e xilogravuras relacionados à imagem física do poeta e ao imaginário dos três cantos da “Divina Comédia”.

cobertura-2151-exposicao-celebra-750-anos-nascimento-poeta.jpg

Obra A Barca de Dante, de Eugène Delacroix.
Obra A Barca de Dante, de Eugène Delacroix.
  • O primeiro ciclo engloba edições raras da “Divina Comédia”, que foram doadas à Biblioteca Nacional (BN).
  • O segundo ciclo exibe outras obras de Dante, além da biografia do poeta escrita por Boccaccio.
  • O terceiro ciclo destaca os estudos dantescos no período do “Ressurgimento” italiano e o aparecimento das traduções de suas obras no Brasil.
  • A relação entre Dante e os escritores brasileiros está em destaque no quarto ciclo, que mostra composições poéticas que estabeleceram um íntimo contato com a obra do italiano, escritas por Carlos Drummond de Andrade, Haroldo de Campos, Mello Moraes Filho, entre outros.
  • O quinto ciclo ressalta o papel da crítica dantesca no Brasil.

Em todo o percurso da exposição, o visitante pode apreciar a riqueza do acervo iconográfico da BN relacionado a Dante Alighieri. O conjunto bibliográfico selecionado revela edições que trazem singularidades históricas, como censuras e comentários que abrem um campo de investigação enriquecedor a futuras pesquisas.

“Com esta mostra celebramos o nascimento de Dante, com a distância interposta de sete séculos e meio. A força da rememoração reside na convicção de que Dante permanece entre nós, como um dos monumentos literários estruturantes de nossa experiência civilizatória”, escreveu Renato Lessa, presidente da BN, no texto de apresentação do catálogo da exposição.

BNDigital

A exposição também está disponível para visita virtual pela BNDigital. Acesse pelo link abaixo e veja em sua tela as peças selecionadas para a exposição “Dante: poeta de toda a vida”:

Serviço

  • Local: Salão de Obras Raras, situado no Edifício Sede da Biblioteca Nacional, na Av. Rio Branco, 219, Centro, Rio de Janeiro.
  • Horário de visitação: segunda a sexta, 10h às 18h (fechamento da exposição).
  • Abertura: 21 de outubro.
Localização

Obras Raras

Fundação Biblioteca Nacional Av. Rio Branco 219 3º andar Rio de Janeiro, RJ 20040-008
+55 (21) 2220-1726
E-mail