Programa Nacional de Apoio à Pesquisa - PNAP

O Programa Nacional de Apoio à Pesquisa - PNAP promove a seleção de pesquisadores para a concessão de bolsas, visando incentivar a produção de trabalhos originais desenvolvidos a partir de pesquisa no acervo da Biblioteca Nacional, em qualquer área do conhecimento.

Os candidatos brasileiros ou estrangeiros podem se inscrever por meio de edital público lançado anualmente, desde que tenham como objeto de pesquisa peças ou coleções do acervo da Biblioteca Nacional (BN).

O Programa estimula a produção de trabalhos científicos e cria oportunidades para estudantes graduandos e pós-graduandos que desejam aprofundar seus estudos. Ao longo de 12 meses, os bolsistas contemplados têm apoio e acompanhamento da equipe de profissionais da BN e, em alguns casos, publicam seus trabalhos pela própria Biblioteca Nacional.

Os pesquisadores podem realizar buscas pela internet na BNDigital e na Hemeroteca Digital, ou consultar, na própria BN, obras microfilmadas e documentos de todo o acervo.

O Programa Nacional de Apoio à Pesquisa - PNAP foi instituído pela Portaria 148, publicada no Diário Oficial da União em 9 de setembro de 2004, Seção 1, p. 13.