Conversa com o autor com Sandro Lopes, Renato Noguera, Amelia Alvez e Marcela Gianini

literatura
Conversa com o autor
Data: 
6/11/2017
Período e horários: 
14h e 15h
A gravação do programa Conversa com o Autor é realizada no auditório da Casa da Leitura. O programa conta com mediação da jornalista Katy Navarro e será gravado nesta segunda-feira, dia 6 de novembro.
  • Sandro Lopes, doutorando e mestre formado em Design pela Puc-Rio e graduado pela faculdade de Desenho Industrial da UFRJ. Atua como professor efetivo do Magistério Superior na área de Arte e Tecnologias/Desenho do curso Belas Artes da UFRRJ. Foi funcionário da Empresa Brasil de Comunicação no cargo Animador. Venceu o Prêmio Funarte Arte Negra 2012 com o projeto audiovisual Nana e Nilo e os Animais. Foi diretor do filme Nana e Nilo e o tempo de brincar, projeto contemplado pelo Edital Curta Afirmativo 2012 do Ministério da Cultura e também do filme Se essa Rua..., curta-metragem sobre cantigas de rodas realizado pela Multirio, Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Fez também storyboard para série Sítio do Pica-pau Amarelo, da Rede Globo de Televisão, além de outros trabalhos de relevância na área audiovisual. Realizou ilustrações de obras literárias, tais como a coleção de livros infantis Nana e Nilo e o livro sobre temática africana Os Orixás sobre o céu do Brasil.
  • Renato Noguera é autor dos livros da série de aventuras Nana e Nilo, atuando como professor e pesquisador do Departamento de Educação e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Nogueira integra o Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro), e o Laboratório Práxis Filosófica de Análise e Produção de Recursos Didáticos e Paradidáticos para o Ensino de Filosofia (Práxis Filosófica). Entre suas pesquisas vale a pena destacar investigações sobre brinquedos e brincadeiras de várias regiões do Brasil e do mundo.
  • Amélia Alvez é poeta e educadora, nascida em Campos dos Goytacazes/RJ. Graduada em Letras, é Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, com especialização em TV Educativa e Processos de Educação à Distância, e estudiosa das áreas de comunicação, linguagem, literatura e formação dos processos de leitura. Amélia é autora de vários livros de poesias, entre eles Vácuo e Paisagem e Atrás das borboletas azuis. Com No reverso do Viés conquistou o segundo lugar no Prêmio Pizarro Drummond (2009), categoria Poesia Inédita, dado pela União Brasileira dos Escritores (UBE-RJ). Amélia Alvez é membro titular do Pen Club do Brasil desde dezembro de 2012.
  • Marcela Gianini é atriz e poeta, nascida em Niterói-RJ. É formada em teatro pela CAL (Casa das Artes de Laranjeiras) e em Relações Internacionais, pela UNESA. É atriz e monitora do Grupo de Teatro Grutacha, dirigido por Sady Bianchin. Participa da OLIP – Oficina Literária Ivan Cavalcanti Proença. É integrante do grupo de poesia e performance Madame Kaos, que se apresentou em eventos como CEP 20000, Campanha eu Amo Ler-Cantão, Projeto Mapa-cinematéque, Caldo Cultural Vidigal, Projeto Geringonça e Corujão da Poesia, entre outros. Trabalhou como assistente de direção e produção executiva do projeto Rio de Versos e é coautora e atriz do espetáculo teatral Memórias de Fogo, que esteve em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB-/RJ.  Tem publicações nas antologias Poesia do Brasil, Um brinde à Poesia e Verso e Prosa da OLIP.
Informações complementares: 
Entrada franca
Local

Casa da Leitura

Rua Pereira da Silva 86 Rio de Janeiro, RJ 22221-140
+55 (21) 2557-7437
casadaleitura.comunicacao@bn.gov.br