Projeto Literatura Aberta - Falando de Shakespeare

William Shakespeare, teatro, dramaturgia, literatura
Projeto Literatura Aberta
Data: 
13/11/2018 a 27/11/2018
Período e horários: 
das 15h às 17h.
O Módulo II do projeto ‘Literatura Aberta - Falando de Shakespeare’ chega agora à discussão da quarta peça, ‘Júlio César', a ser realizada nos dias 13 e 27 de novembro na Casa da Leitura. Esta etapa terá a participação de Samuel Abrantes como palestrante convidado, e de Miriam Halfim como coordenadora.

cobertura-4493-projeto-literatura-aberta-falando-shakespeare.jpeg

O assassinato de Júlio Cesar, de Vincenzo Camuccini.
O assassinato de Júlio Cesar, de Vincenzo Camuccini.

Dentre as 38 peças escritas por William Shakespeare, Júlio César, de 1599, é sua obra política por excelência. Nela se digladiam com maestria o conflito insolúvel entre a liberdade e a autoridade, entre o bem público e as ambições pessoais, entre o dever e o interesse. Nesse trabalho emblemático revela-se, no governante que dá nome à peça, a arrogância do poder; em Brutus, o sentimento republicano e o dilema existencial; e em Marco Antonio, a arte da Retórica.

Júlio César, falando da Roma dos Césares, mantém-se atual como nunca ao retratar a eterna disputa pelo poder, os jogos políticos e de manipulação, com a dramaturgia que confirma William Shakespeare como um dos maiores intérpretes da alma humana.

Local

Casa da Leitura

Rua Pereira da Silva 86 Rio de Janeiro, RJ 22221-140
+55 (21) 2557-7437
E-mail