FBN expõe obras do compositor Ricardo Tacuchian

terça-feira, 25 de novembro de 2014.
Evento
Ricardo Tacuchian, exposição, Música e Arquivo Sonoro
A partir do dia cinco de dezembro, a Fundação Biblioteca Nacional recebe a mostra “Ricardo Tacuchian – 75 anos” e o lançamento do livro “Ricardo Tacuchian e sua obra: Catálogos e notas biográficas”.

A abertura da exposição será na divisão de música da FBN, dia cinco de dezembro às 14h, no 3º andar do Palácio Gustavo Capenema – Rua da Imprensa, nº 16, Castelo, RJ, o  contará com a presença do homenageado.

O lançamento do livro “Ricardo Tacuchian e sua obra: Catálogo e notas biográficas” será às 14h30 na sala Portinari, 2º andar do Palácio Gustavo Capanema. Durante o lançamento haverá uma mesa redonda com músicos e servidores da casa que comentarão sobre a importância dos trabalhos de Tacuchian.

A composição musical de Tacuchian compreende aproximadamente 250 títulos e a divisão de música e arquivo sonoro da FBN irá expor partituras, fotografias, CDs, correspondências e livros ligados à vida e obra do autor. O maestro também doará  partituras que ainda não fazem parte do acervo da FBN. Ricardo Tacuchian, depois de Villa-Lobos, é um dos mais prolíficos compositores brasileiros para violão.

Dentre as atividades exercidas por Ricardo Tacuchian destacam-se a regência, o ensino acadêmico, a pesquisa, a musicologia e a gestão de instituições. O músico faz parte da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea desde 1976, sendo membro eleito da Academia Brasileira de Música em 1981 e presidente da Academia de l993 a 1997 e de 2006 a 2009.

O livro “Ricardo Tacuchian e sua obra: catálogo e notas biográficas” contém textos que discorrem sobre o ato de compor, sobre a relação entre música e poesia e também a respeito do Sistema T, tipo de organização de alturas criado pelo músico brasileiro que é reconhecida mundialmente. O livro possui grande valor para a pesquisa em composição musical, pois facilita o acesso à coleção de obras do músico, disponível, entre outros locais, na divisão de música da Fundação Biblioteca Nacional.

Convite do evento
Obra Biguás
"Ricardo Tacuchian e sua obra".