Biblioteca Nacional divulga os vencedores do Prêmio Literário

terça-feira, 28 de novembro de 2017.
Evento
Prêmio Literário, literatura, literatura brasileira, literatura infantil, livro infantojuvenil, literatura jovem, tradução, poesia, design, ilustração
Nesta segunda-feira, 27 de novembro, a Biblioteca Nacional divulgou os nomes dos vencedores do Prêmio Literário Biblioteca Nacional em suas nove categorias, com destaque para ao autor J.P. Cuenca, com “Descobri que estava morto”, obra editada pela Tusques Editores.

cobertura-3933-biblioteca-nacional-divulga-vencedores-premio.jpg

27 de novembro de 2017 - O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, entrega prêmio a Marcelo Coutinho, vencedor na categoria Contos.
27 de novembro de 2017 - O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, entrega prêmio a Marcelo Coutinho, vencedor na categoria Contos.

A divulgação ocorreu em cerimônia realizada no belo saguão, na entrada principal da Biblioteca Nacional.

Segue lista completa dos grandes vencedores da edição 2017:

Conto

Marcelo Coutinho
Ferrugem
Editora Record

Ensaio literário

Cláudia Maria de Vasconcellos
Samuel Beckett e seus duplos: espelhos, abismos e outras vertigens literárias
Editora Iluminuras

Ensaio social

Angela de Castro Gomes e Patricia Hansen
Intelectuais mediadores: práticas culturais e ação política
Editora Civilização Brasileira

Literatura infantil

Eva Furnari
Drufs
Editora Moderna.

Literatura juvenil

João Anzanello Carrascoza
Tempo justo
Edições SM

Poesia

Sérgio Medeiros
A idolatria poética ou a febre de imagens
Editora Iluminuras

Projeto gráfico

Gabriela Marques de Castro, Gustavo Marchetti e Paulo André Chagas (Bloco Gráfico)
Anri Sala: o momento presente, Heloisa Spada (org.)
Instituto Moreira Salles.

Romance

J.P. Cuenca
Descobri que estava morto
Tusquets Editores.

Tradução

Rogério Bettoni
Jaqueta Branca ou O mundo em um navio de guerra, de Herman Melville
Editora Carambaia.

27 de novembro de 2017 - Angela de Castro Gomes e Patricia Hansen foram reconhecidas na categoria 'Ensaio Social', tendo recebido a premiação das mãos de Maria Eduarda Marques, diretora do Centro de Cooperação e Difusão.
27 de novembro de 2017 - Gabriela Marques de Castro, Gustavo Marchetti e Paulo André Chagas recebem o prêmio da categoria 'Projeto Gráfico' das mãos da presidente da Biblioteca Nacional, Helena Severo.
27 de novembro de 2017 - J.P. Cuenca foi o grande vencedor na categoria Romance, e recebeu a premiação das mãos da presidente da Biblioteca Nacional, Helena Severo.
27 de novembro de 2017 - Rogério Bettoni foi premiado na categoria 'Tradução' pelo trabalho com 'Jaqueta Branca ou O mundo em um navio de guerra'. Ele recebeu o reconhecimento das mãos de Maria Eduarda Marques, diretora do Centro de Cooperação e Difusão.
27 de novembro de 2017 - Sérgio Medeiros recebe premiação na categoria 'Poesia' das mãos de Maria Eduarda Marques, diretora do Centro de Cooperação e Difusão.
27 de novembro de 2017 - João Anzanello Carrascoza conquistou premiação na categoria 'Literatura Juvenil' e recebeu a premiação das mãos da presidente da Biblioteca Nacional, Helena Severo.
27 de novembro de 2017 - O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, entrega prêmio a Marcelo Coutinho, vencedor na categoria Contos.