Biblioteca Nacional recebe enciclopédia iconográfica chinesa em 20 volumes, inédita na América Latina

terça-feira, 7 de agosto de 2018.
Evento
zen budismo, religião, artes plásticas, desenho, iconografia, enciclopédia
A Biblioteca Nacional abriu as portas nesta segunda-feira, 6 de agosto, para uma comitiva do Templo Budista da Ordem Fo Guan Shan, liderado pelo Reverendo Mestre Huei-Kai, Vice-Abade do Monastério Fo Guan Shan, em Taiwan.

cobertura-4349-biblioteca-nacional-recebe-enciclopedia.jpg

6 de agosto de 2018 - Equipe da Biblioteca Nacional recebe monges do Templo Fo Guang Shan.
6 de agosto de 2018 - Equipe da Biblioteca Nacional recebe monges do Templo Fo Guang Shan.

Recebido por Liana Amadeo, chefe do Centro de Processamento e Preservação, por Mônica Carneiro Alves, coordenadora de Acervo Especial e por Diana Ramos, chefe do Acervo de Iconografia, o grupo entregou os 20 volumes da Encyclopedia of Budhist Arts [Enciclopédia de Artes Budistas].

A Biblioteca Nacional (BN) e a UFRJ são as únicas instituições culturais da América Latina a receber a obra, cuidadosamente preparada ao longo de vários anos por Hsing Yün, fundador da Fo Guang Shan, e por uma ampla equipe de colaboradores. Ao todo, a obra levou 20 anos para ser completada, desde os processos iniciais de pesquisa e levantamento de informações. A obra foi concebida com o apoio de acadêmicos, estudantes e religiosos espalhados por diversos países que reuniram um rico material iconográfico relacionado à religião em diversos países do mundo.

Liana Amadeo presenteou os visitantes com o livro Memória do Mundo, que reúne informações sobre as coleções e acervos da Biblioteca Nacional nominados com o prêmio Memória do Mundo; com o catálogo da exposição Dante poeta de toda a vida; e com O livro de horas de Dom Fernando, bela obra em edição fac-similar, editado pela Imprensa Oficial e pela Fundação Biblioteca Nacional em 2009.

Ao final do encontro, a equipe da Biblioteca Nacional apresentou uma série de belas gravuras chinesas do século XIX pertencentes ao acervo da instituição, com ilustrações de modelos arquitetônicos e artísticos para templos budistas.

A comitiva presente à Biblioteca Nacional contou com as presenças de:

  • Reverendo Mestre Huei-Kai - Vice-Abade do Monastério Fo Guan Shan em Taiwan; Professor da Instituto de Graduação de Estudos Religiosos; Colunista da Revista Merit Times.
  • Mestra Miao Yen, Abadessa Geral do Templo Fo Guang Shan na América do Sul e Abadessa do Templo Zu Lai FGS em Cotia, São Paulo.
  • Mestra Miao You - Monja Administradora Geral do Templo Zu Lai em Cotia, SP, responsável pelo Centro de Traduções no Templo Zu Lai; coordenadora do Grupo de Jovens e Filhos de Buda do Templo Zu Lai.
  • Mestra Miao Wei é Mestra Administradora (sem o geral) do Templo no Rio.
6 de agosto de 2018 - Liana Amadeo presenteia o Reverendo Mestre Huei-Kai - Vice-Abade do Monastério Fo Guan Shan em Taiwan com o O livro de horas de Dom Fernando.
6 de agosto de 2018 - Equipe da Biblioteca Nacional recebe os 20 exemplares da Enciclopédia de Artes Budistas.
6 de agosto de 2018 - O Reverendo Mestre Huei-Kai - Vice-Abade do Monastério Fo Guan Shan em Taiwan inspeciona gravuras chinesas do acervo da Biblioteca Nacional contendo ilustrações de modelos arquitetônicos e artísticos para templos budistas.