Mensagem da Presidente - 206 anos da Biblioteca Nacional

Outubro, 2016
Helena Severo
Artigo
Palavra do presidente

No dia em que a Biblioteca Nacional comemora seus 206 anos, não poderíamos deixar de nos dirigir aos funcionários e amigos da Casa para celebrar as boas novidades que temos pela frente. Mas, antes de tudo, quero deixar clara minha honra e satisfação de, depois de mais de 20 anos, poder voltar à Biblioteca Nacional, uma das maiores instituições culturais do país, agora na qualidade de presidente

Nos próximos dias, vamos finalmente dar início à reforma das fachadas e estamos trabalhando intensamente para que as outras obras, tão necessárias para o bem-estar dos servidores e para a preservação do acervo da Biblioteca, possam também ter início. Essa é uma prioridade da minha gestão e do Ministro Marcelo Calero, que pretende entregá-la completamente renovada.

Ainda este ano, a Biblioteca será sede de grandes eventos, como as exposições dos 100 anos de Ulysses Guimarães, do artista plástico Marcos Duprat e dos 200 anos de Saint-Hilaire.

Sem falar na entrega dos prêmios Camões e  Biblioteca Nacional, que conferem à nossa BN o título de maior guardiã e difusora do acervo mais bonito e ilustrado da nossa língua.

Estamos certos de que a competência e a dedicação dos servidores da BN continuarão a mostrar a todos a importância e a grandeza da nossa instituição e a necessidade de recebermos os recursos necessários para que ela possa brilhar como merece.

A todos, um Feliz Aniversário.

Helena Severo
Presidente da Fundação Biblioteca Nacional