Guia do patrimônio bibliográfico nacional de acervo raro

Autor(es): 
Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras (Planor)

O projeto de organização de um guia do patrimônio bibliográfico nacional de acervo raro, desenvolvido pelo Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras (Planor) desde julho de 2008, se inspira no Indicador das bibliotecas brasileiras de acervo antigo, produzido na década de 1990. O Indicador, elaborado pelo próprio Planor, teve quatro versões impressas (em1993, 1994, 1996 e 1997) e uma versão on-line (disponível na página da Biblioteca Nacional entre 2000 e 2004). As versões impressas foram produzidas internamente por meio de dispositivos eletrônicos. Não possuíam ISBN e, portanto, não foram submetidas a depósito legal. Nos arquivos da Biblioteca Nacional, encontram-se a penas a versão de 1994, organizada por Vera Lúcia Faillace, e a versão de 1997, dirigida por Rejane Benning. (...)

Os desafios enfrentados são muitos. A extensão territorial do Brasil dificulta o mapeamento das instituições; a falta de condições adequadas prejudica a manutenção e a conservação dos acervos em grande parte dessas organizações; a não informatização tolhe a comunicação, a visibilidade das coleções na internet e a catalogação na base do CPBN. Somada a isso temos a perda de contato com as entidades devido a mudanças de endereço, telefone, site ou e-mail; à extinção de órgãos públicos e privados; e ao difícil acesso a bibliotecas particulares.

O processo de mapeamento das instituições pelas regiões do Brasil, portanto, é contínuo e dependente do contato e das respostas desses órgãos, que abrigam um grande e inestimável acervo histórico ainda desconhecido em sua totalidade.

Esperamos que esta edição do Guia do patrimônio bibliográfico nacional de acervo raro seja uma ferramenta útil para pesquisadores e venha a suscitar o interesse das instituições detentoras de acervos raros pelo CPBN, nos dando a oportunidade de conhecer suas coleções, visando à preservação do patrimônio bibliográfico e da memória nacional.”

Jorge Ricardo C. de C.R. da Câmara

(texto da apresentação)

Características (título)

Ano de publicação: 
2012

Rótulos

Obras de referência
Pesquisas
Livros